Sobre a importância de receber um lenço: Mulheres que enfrentam o câncer falam a respeito

Instituto Quimioterapia e Beleza compartilha histórias emocionantes de diversas pacientes ao receberem os lenços doados pelo “Banco de Lenços Flávia Flores”

  A batalha é diária pela conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, alerta o Instituto Quimioterapia e Beleza (IQeB), assim como a iniciativa do Outubro Rosa, que reforça essa luta durante um mês inteiro, mas merece ser apoiada sempre.

  Com esse destaque, o IQeB, idealizado e liderado pela blogueira e ativista Flávia Flores apresenta depoimentos emocionantes de Cats (pacientes que lutam contra o câncer) no momento do recebimento dos lenços doados pelo seu Banco de Lenços, junto com mensagens personalizadas de apoio e força.

  Má Mascarenhas, uma das cats presenteadas, postou sua alegria nas redes sociais, com um belo depoimento em agradecimento aos lindos lenços que ganhou. “Não sei como agradecer o carinho e o acolhimento de pessoas que nunca me viram. Quando o chão se abre e parece que a queda não vai ter fim, aparece uma página amiga, com pessoas que enxugam suas lágrimas e que você ajuda a enxugar lágrimas também. Você descobre que a maior arma contra o que vai enfrentar é a resistência, a perseverança, a resiliência e sua fé”, diz.

  Para Mascarenhas, receber o lenço foi como receber um troféu. “Meu troféu, que eu vou erguer e amarrar no alto da minha cabeça e ficar linda para enfrentar o que tiver de enfrentar. Meu lindo lenço”, afirma.

 

   Para Flávia Flores, não há nada mais gratificante do que a felicidade de suas Cats. É o caso emocionante de Cleci. Ela recebeu os lenços enviados pelo IQeB, e quase não conseguiu ler a cartinha que os acompanhava, pois seus olhos ficaram cheios de lágrimas de muita emoção e gratidão.

  “Nos últimos tempos, minhas lágrimas têm sido de angústia e tristeza, mas a iniciativa do Banco de Lenços conseguiu realmente me emocionar. Chorei de felicidade”, conta Cleci, que está no início do tratamento e já têm, os lenços enviados pelo Banco de Lenços Flávia Flores, como seus preferidos.

  Como uma corrente do bem, o IQeB foi encontrado também por outra Cat, e mais uma vida foi transformada. Cintia logo após seu diagnóstico ficou perdida e frustrada, até que uma pessoa muito importante para ela lhe deu suporte, recuperando um pouco de sua autoestima. Isto fez com que Cintia procurasse meios alternativos de se manter firme e encontrasse o instituto e o Banco de Lenços Flávia Flores. “Além dos lenços, o que mais me emocionou foram os bilhetes escritos a mão contendo mensagens positivas. Pela primeira vez desde o diagnóstico não me senti apenas um número. Sou grata por isso”, afirma.

  Muitas das pacientes quando recebem seus lenços se sentem tão felizes e gratas, que desejam inclusive fazer parte do trabalho voluntário do IQeB. É o caso de Francinete Tirelli, que recebeu o lenço há pouquíssimo tempo e conta que se sentiu radiante quando pegou nas mãos e colocou em sua cabeça. “Gostaria de agradecer e elogiar o trabalho maravilhoso que o Banco de Lenços faz”, declara. Ela espera, em breve, fazer parte do projeto, e ajudar muitas outras mulheres nesse momento tão difícil.

Parceria do Bem

  O IQeB mensalmente faz uma doação de cerca de 700 lenços para o projeto “De bem com Você – A beleza Contra o Câncer”, coordenado pelo Instituto Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que promove oficinas de automaquiagem a mulheres em tratamento contra o câncer.

  Os lenços são colocados dentro dos kits de maquiagem doados às participantes no final de cada oficina. As maquiadoras voluntárias ainda ensinam vários tipos de amarrações para finalizar o look de cada participante.

  Fabiana Toresan, gerente executiva do Instituto Abihpec, confirma a importância da parceria: “Todos os nossos kits contém um lenço doado pelo IQeB. As amarrações melhoram muito o visual das pacientes e ajudam na autoestima delas, completando a maquiagem.”

Como doar lenços

  As pacientes solicitam ou doam através do site www.bancodelencos.com.br. Quando solicitam, elas têm opção de descrever como são e como querem o seu lenço. Antes do envio, que é gratuito, existe um processo operacional que consiste no armazenamento dos lenços, novos ou usados, triagem, higienização, embalagem, separação de pedidos e postagem,além da feitura de uma mensagem especifica para cada Cat.

  “Eu seleciono um lenço de acordo com a solicitação de cada uma, escrevo um recadinho, coloco em uma linda caixa rosa e levo para os correios”, diz Flávia Flores.

Sobre o IQeB

 O “Instituto Quimioterapia e Beleza” nasceu após o forte engajamento e inspirador trabalho nas redes sociais da blogueira Flávia Flores que levou conforto, bem estar e cuidados com a beleza das mulheres diagnosticadas com câncer. O Instituto tem como missão fortalecer mulheres que estão enfrentando a doença, usando a beleza como uma das ferramentas de superação.

  Faz parte das iniciativas da “Quimioterapia e Beleza” apoiar as famílias das pacientes, disseminar e desmistificar informações relacionadas ao câncer, abordar prevenção, beleza, sexualidade e relacionamento familiar, além de promover o engajamento de pessoas e organizações pela mesma causa. Para acompanhar as novidades, doar ou solicitar o seu lenço entre no site www.bancodelencos.com.br.

(Foto ilustrativa de paciente que não depôs neste texto): Divulgação / Publicado em 30/07/18)

**************************************************************************************************** 

Veja também aqui no SAMPA INDICA o que há de bom em produtos e serviços na versão eletrônica do GUIA AMIGO DO BAIRRO

 

YanoneKaffeesatz|YanoneKaffeesatz fwR left|YanoneKaffeesatz fwR b05n bsd|sbww c10|c10|image-wrap|news login b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|login news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|content-inner||